top
logo


Home Informações Informações Assinatura do Contrato de Autonomia
Assinatura do Contrato de Autonomia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por AVEP   
Segunda, 04 Março 2013 16:02

 

Assinatura do Contrato de Autonomia

 

 No dia 15 de fevereiro, nas instalações da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços de Educação do Centro, em Coimbra, decorreu a cerimónia nacional de assinatura dos Contratos de Autonomia com apenas 44 Agrupamentos/Escolas não agrupadas de todo o país. A Cerimónia foi presidida pelo Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares.

A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) é uma estrutura que a partir da recente revisão orgânica do Ministério da Educação depende diretamente da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Educativa e tem como competências, entre outras, a de acompanhar a implementação dos Contratos de Autonomia celebrados entre os Agrupamento de Escolas ou Escolas não agrupadas e o Ministério da Educação e Ciência.

            Como já é do conhecimento de toda a comunidade educativa, o Agrupamento de Escolas de Paredes foi, em outubro passado, convidado pelo Ministério da Educação e Ciência a integrar a rede de escolas com Contrato de Autonomia. Recorde-se que os critérios do convite dirigido pelo Ministério da Educação e Ciência aos agrupamentos de escolas para integrarem a rede de Escolas com Contratos de Autonomia teve por fundamento, entre outras, as boas práticas de liderança, os bons resultados obtidos na Avaliação Externa conduzida pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência e, no caso das escolas integradas no programa TEIP, o cumprimento e bom desempenho quanto às metas e objetivos do plano de melhoria contratualizado com a Direção Geral de Educação. O Agrupamento de Escolas de Paredes integra, a partir de agora, o grupo das 44 escolas/agrupamentos que em todo o país goza de um regime específico de administração e gestão escolar, consubstanciado no Contrato de Autonomia assinado publicamente em Coimbra, dia 15 de fevereiro.

            Para representar o agrupamento e assinar o contrato de autonomia estiveram presentes na cerimónia, o Presidente do Conselho Geral, professor António Manuel Bessa e a Diretora Olinda Pinto. Integrou ainda a comitiva a professora Beatriz Madureira, coordenadora do departamento curricular do 1º ciclo e o Técnico de Informática, Marco Paulo que fez a reportagem.

            Este acontecimento, que enche de orgulho toda a comunidade educativa de Paredes, vem reconhecer o esforço e o elevado profissionalismo dos docentes nestes últimos três anos escolares, os alunos pelo seu desempenho escolar, os funcionários pelo seu zelo e dedicação e os encarregados de educação pelo seu crescente envolvimento e participação na vida do Agrupamento.

            Contamos com o empenhado trabalho e contributo de todos para que honremos o compromisso, agora, assumido no contrato de autonomia e, assim, o vermos renovado em exercícios de gestão futuros!

Deixo-vos com um poema lindíssimo, a que Miguel Torga deu o nome de SEGREDO e as palavras do nosso Presidente do Conselho Geral:

"Onde Está o segredo? O segredo somos NÓS"!

 

 

 Sei um ninho.

E o ninho tem um ovo.

E o ovo, redondinho,

Tem lá dentro um passarinho

Novo.

Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino.

Quero ser um bom menino

E guardar

Este segredo comigo.

E ter depois um amigo

Que faça o pino

A voar...

 

Miguel Torga

 

 

 

Olinda Pinto

Diretora

Actualizado em Terça, 01 Dezembro 2015 18:06
 

Agenda Semanal

AGENDA SEMANAL

 

CONSULTA ONLINE

app webcalendar 240px


bottom
top

Recentes


bottom

Produzido em Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, linux hosting. Valid XHTML and CSS.