top
logo


Home Notícias Sala Snoezellen – Ensinar e aprender de forma diferente
Sala Snoezellen – Ensinar e aprender de forma diferente PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por M@C   
Terça, 01 Dezembro 2015 15:19

 

Centro Escolar de Bitarães

 

Sala Snoezellen – Ensinar e aprender de forma diferente

 

No dia 30 de novembro, integrado na semana de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, concretizou-se a reabertura da Sala de Snoezellen, no Centro Escolar de Bitarães, transferida da encerrada EB/JI Redonda. Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Paredes, professores e membros das direções de diversos agrupamentos e instituições e do Centro Escolar de Bitarães,

 

IMG 2541

 

 

 

Esta sala multissensorial, onde a confiança e o relaxamento dos alunos com NEE são incentivados, oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, através dos materiais existentes. Nessa sala, são estimulados os sentidos primários tais como o toque, a visão, o som, o cheiro, o paladar, recorrendo às capacidades sensoriais, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais dos alunos.

O Centro Escolar de Bitarães inicia assim um novo desafio, com o acolhimento de um recurso facilitador da comunicação e da interacção dos alunos com NEE que apresentam maiores constrangimentos no seu desenvolvimento.

A Vereadora Hermínia Moreira destacou que a inclusão das pessoas com deficiência é, cada vez mais, estrategicamente planeada e o investimento feito na sala de Snoezellen será certamente benéfico para todos, estando disponível para toda a comunidade.

O subdiretor Miguel Cavadas referiu que a inclusão de alunos com NEE, em qualquer escola, é um desafio constante, sendo a qualificação dos profissionais de educação, no sentido de ampliarem os seus conhecimentos, uma necessidade sempre presente. Salientou que a sala de Snoezellen é um recurso importante no desenvolvimento da cultura de inclusão no agrupamento, cujo lema é “construir uma Escola para todos e que seja ao mesmo tempo de cada um” e “todos em conjunto poderemos fazer muito”.

A sala de Snoezelen proporcionará um ambiente seguro, promovendo o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e a exploração dos alunos com NEE do nosso agrupamento e de outros agrupamentos do concelho de Paredes ou de outros concelhos, na medida em que é um recurso aberto à comunidade.

Com a oportunidade dos presentes fazerem uma breve exploração do espaço e ouvirem explicações sobre as materiais existentes, por um elemento da empresa responsável pela montagem da sala, encerrou-se o momento com um coffee break preparado pelo Centro Escolar de Bitarães.

Fátima Sousa (Coordenadora do Departamento de Educação Especial)

 

IMG 2563

IMG 2550

IMG 2580

Actualizado em Terça, 01 Dezembro 2015 16:50
 

Agenda Semanal

AGENDA SEMANAL

 

CONSULTA ONLINE

app webcalendar 240px


bottom
top

Recentes


bottom

Produzido em Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, linux hosting. Valid XHTML and CSS.