top
logo


Home Ações/Atividades Ações/Atividades Hipoterapia - A Par… com a Estrela
Hipoterapia - A Par… com a Estrela PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por M@C   
Sexta, 11 Dezembro 2015 09:28

 

Hipoterapia - A Par… com a Estrela

O Agrupamento de Escolas de Paredes deu início à oportunidade dos alunos com NEE terem sessões semanais de Hipoterapia em grupo, a 14 de outubro, no Bosque Encantado, em Casais, Lousada, no âmbito do Projeto de Cooperação com o Centro de Recursos para a Inclusão da APADIMP, com a colaboração do Município de Paredes.

A Hipoterapia utiliza os andamentos do cavalo com o objetivo do desenvolvimento psicossocial dos alunos com necessidades educativas especiais. No cavalo são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita e para a frente e para trás) parecidos com os nossos movimentos. Esse paralelismo favorece a construção da percepção destes movimentos e traduz-se em benefícios do sistema vestibular, controlo de movimento, consciência do espaço, entre outros.

Estudos realizados dizem que a hipoterapia favorece o ensino, a socialização e o desenvolvimento global dos indivíduos portadores de necessidades educativas especiais, estimulando as suas potencialidades, respeitando os seus limites e visando a integração e inserção social. São registados, entre outros, benefícios ao nível psicológico (aumento da auto-estima, confiança e autonomia; desenvolvimento da sociabilidade; diminuição da agressividade e intolerância à frustração), ao nível cognitivo (aumento do vocabulário; estimulação da atenção selectiva e concentração) e ao nível físico: desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura; tonificação da musculatura; melhorias ao nível da voz e da pronúncia de palavras devido a uma respiração correta.

As fotos que partilhamos espelham os momentos vividos pelos oito alunos do agrupamento, numa das primeiras sessões, no mês de outubro, com a égua Estrela.

Fátima Sousa

Coordenadora do Departamento de Educação Especial

Ver Fotos

 

 hipo1

hipo2

hipo3

hipo4

hipo5

hipo6

hipo7

hipo8

hipo9

Actualizado em Sexta, 11 Dezembro 2015 09:55
 

Agenda Semanal

AGENDA SEMANAL

 

CONSULTA ONLINE

app webcalendar 240px


bottom
top

Recentes


bottom

Produzido em Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, linux hosting. Valid XHTML and CSS.